Fazendo Gênero 10 - Desafios atuais dos feminismos
Universidade Federal de Santa Catarina - 16 a 20 de Setembro de 2013
pt-br en-us es
Você está em: 
Mostra Audiovisual
ImprimirImprimir     
 

Mostra Audiovisual


  

Acesse o Caderno de Programação clicando AQUI.

Acesse o Suplemento do Caderno com Guia de Acessibilidade clicando AQUI.

Resumos das Comunicações Orais. Acesso AQUI.

Guia de Orientações Básicas sobre Gênero, Deficiência e Acessibilidade. Acesso AQUI.

Sugestões de Restaurantes e Bares. Acesso AQUI.


Mostras aprovadas

16/09/2013 (Segunda-feira) - 14h às 17h30 - Auditório Henrique Fontes, CCE/B

Exibição: Exitº, un corto a la carta

Autor(a)(es)(as): Marina Bruno Santo Anastácio (Universidade Federal do Rio de Janeiro / IFCS)

Data de Realização: 2012

Local de Realização: Madri

Duração: cada passe com muitos finais possiveis tem aproximadamente 1 hora e meia

Resumo: Um filme interativo onde coexistem muitas narrativas com desenlaces diferentes sobre as vidas de diversas mulheres imigrantes na Espanha. Partindo de uma sequencia inicial onde uma mulher imigrante chega ao aeroporto de Barajas, se apresenta um dilema sobre qual camino esta mulher debe tomar. A/o espectadora/o se encontra com um menú de dos opciones e deverá optar por uma delas, segundo seu critério pessoal. Esta decisao determinará as sequências posteriores e assim sucessivamente, até chegar a um dos oito finais possíveis que definem as realidades sociais, culturais e econômicas as quais podem ser encontradas nas vidas de mulheres imigrantes que procuram trabalho na Espanha. De fato, as experiências relatadas no filme sao fruto das vivências reais de trinta mulheres imigrantes que participaram do projeto.

Exibição: Um Beijo para Gabriela

Autor(a)(es)(as): Laura Rebecca Murray (Columbia University)

Data de Realização: 2013

Local de Realização: Brasil/EUA

Duração: 29 min.

Resumo: UM BEIJO PARA GABRIELA é um registro íntimo da campanha a deputada federal, em 2010, de Gabriela Leite, a primeira prostituta a concorrer a um mandato no Congresso Nacional brasileiro, enfrentando 822 oponentes e um sistema político dominado pelo gênero masculino. Com acesso irrestrito permitido pela candidata, e unindo interatividade e observação, o filme explora os significados de ser prostituta, esposa e candidata. Guiados pelo carisma e pela inspiradora história de Gabriela, como ativista e também fundadora da grife Daspu, os espectadores são estimulados a refletir sobre como determinadas leis e políticas, muitas vezes ultrapassadas ou baseadas em concepções moralistas, restringem os direitos e possibilidades de mulheres como Gabriela globalmente.

17/09/2013 (Terça-feira) - 9h às 12h - Auditório Henrique Fontes, CCE/B

Exibição: Onde se mora não é onde se trabalha

Autor(a)(es)(as): Luciana Tubello Caldas (UFRGS)

Data de Realização: 2012

Local de Realização: Alvorada-Porto Alegre/RS

Duração: 20 minutos

Resumo: Trajetória de duas mulheres, moradoras de Alvorada – Região Metropolitana de Porto Alegre/RS/Brasil – que trabalham como empregadas domésticas em Porto Alegre e enfrentam, diariamente, cerca de 1h10min de viagem a bordo da linha Passo da Figueira via Ipiranga. Cenas cotidianas de deslocamento e trabalho narram a rotina desse viver urbano. A estas cenas cotidianas cruzam-se as lembranças de Vera, lembranças do bairro que um dia foi sua morada.

Exibição: Parto e nascimento: sombra e luz

Autor(a)(es)(as): Lilian Godinho Hokama (Universidade de São Paulo)

Data de Realização: Junho de 2012

Local de Realização: São Paulo

Duração: 13min e 13s

Resumo: O desconhecimento dos processos fisiológicos que ocorrem durante o parto vaginal, muitas vezes deixam as mulheres em uma região de sombra, submetidas às informações e decisões dos profissionais de saúde. Este vídeo tem como objetivo lançar luz sobre as alterações fisiológicas decorrentes do processo de parto, além de trazer dados sobre a violação dos direitos das mulheres na assistência do mesmo.

Exibição: Projeto Dar Voz aos Jovens

Autor(a)(es)(as): Thais Cristina Montaldi Gava (Universidade Federal de São São Paulo)

Data de Realização: 2012

Local de Realização: São Paulo

Duração: 25 min

Resumo: “Dar Voz aos Jovens” é um projeto de intervenção e pesquisa que visa dar voz aos jovens como sujeitos de suas sexualidades. A partir de um concurso de narrativas, adolescentes e jovens da cidade de São Paulo puderam participar de oficinas para a criação de curtas – metragens nos temas de gravidez na adolescência, homofobia, violência e relações afetivas abordados em histórias muito similares as vivenciadas nos cotidianos dos grandes centros urbanos.

Exibição: Quenda

Autor(a)(es)(as): Alexandre Silva Bortolini de Castro (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Data de Realização: 2012

Local de Realização: Rio de Janeiro

Duração: 15min

Resumo: Três jovens gays cariocas: Giul, Caio e Daniel mostram suas baladas preferidas e contam como enfrentam, em casa e na rua, o preconceito cotidiano contra a sua sexualidade. O filme passeia pelas festas de Copacabana até a noite de Madureira, passando pela Parada do Orgulho de Niterói, onde os três meninos, cada um no seu estilo, contam como a família descobriu sobre sua sexualidade, como é a vida entre os amigos e nas suas comunidades.

17/09/2013 (Terça-feira) - 14h às 17h30 - Auditório Henrique Fontes, CCE/B

Exibição: Mulheres da Comuna

Autor(a)(es)(as): Marcos Antonio Monte Rocha (Fábrica de Imagens),Taiane Alves de Lima (Fábrica de Imagens)

Data de Realização: 2013

Local de Realização: Fortaleza/Ceará

Duração: 18’42”

Resumo: Dentro de um movimento social percebe-se a movimentação de mulheres que se autodenominam guerreiras. Assim, as mulheres da ocupação urbana Comuna 17 Abril, localizada em Fortaleza-CE, descrevem as atividades que lá desenvolveram e quebram o padrão "trabalho de homem X trabalho de mulher".

Exibição: Sob o Mesmo Céu

Autor(a)(es)(as): Maria Amelia Lobato Portugal (Universidade Federal do Espírito Santo)

Data de Realização: 2012

Local de Realização: Espírito Santo

Duração: 29min

Resumo: Maria e Rosa são mulheres como tantas outras mulheres. Vivem suas vidas, Maria casada, mãe de uma menina está à procura de emprego. Seu marido adoeceu o que os levou a descobrir que ambos são HIV positivos. Maria e Jorge. Rosa é executiva em relacionamento sério que também é diagnosticada HIV+. Essas trajetórias de vida se cruzam e se fortalecem ao começarem a participar das atividades da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/aids (RNP+) do Espírito Santo (RNP+ ES).

Exibição: Umas mulheres que dão no couro: As Caixeiras do Divino no Maranhão

Autor(a)(es)(as): Marise Gloria Barbosa (Universidade de Brasília - Campus Planaltina)

Data de Realização: 2006

Local de Realização: São Paulo

Duração: 100’

Resumo: Esse filme a presença das mulheres Caixeiras do Divino na condução dos cultos festivos para o Espírito Santo com o canto e o toque de seus tambores, as Caixas. Sua voz e suas historias são o fio condutor para seu universo, a dinâmica dos festejos e seus momentos rituais que, no Maranhão, são realizados majoritariamente em terreiros de cultos afro brasileiros.

17/09/2013 (Terça-feira) - 19h às 22h - Auditório Henrique Fontes, CCE/B

Exibição: (Pré)conceitos sobre diversidade sexual: (re)visões no interior do Ceará

Autor(a)(es)(as): José Raymundo Figueiredo Lins Junior (Universidade Estadual Vale do Acaraú)

Data de Realização: 2012

Local de Realização: Ceará

Duração: 12 minutos

Resumo: Através de uma série de reportagens contrastadas com conceitos do que venha a ser preconceito, desmascara-se a relação entre sociedade (e suas instituições) e homoafetivos na região do cariri, interior do Ceará. Cidadãos, acadêmicos, religiosos e estudantes apontam diferentes visões sobre a homoafetividade e sua relação com a diversidade sexual, marcando a diferença como algo que ainda se define a partir de valores hegemônicos.

Exibição: Arrastão da vida: vinte anos da ADEDH

Autor(a)(es)(as): Monica Soares Siqueira (Universidade Federal de Santa Catarina)

Data de Realização: 2013

Local de Realização: Florianópolis/SC

Duração: 30 min

Resumo: Este documentário busca, através de imagens de arquivos e entrevistas, descortinar fragmentos da formação, trajetória e os significados da ADEH, a primeira associação localizada na cidade de Florianópolis, em defesa dos direitos civis de travestis e transexuais.

Exibição: Catadoras de si: o que você faz com seu lixo?

Autor(a)(es)(as): Daniela Isabel Kuhn (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

Data de Realização: 11/04/2011

Local de Realização: Curitiba-PR

Duração: 56 min.

Resumo: O Documentário revela pontos de encontro entre os processos de criação do espetáculo de dança, o projeto de extensão que serviu como principal fonte de pesquisa para o espetáculo e momentos da estreia do mesmo, dirigidos por Daniela Kuhn. Através desta trama, a temática de nossos lixos internos e externos revela-se das mais diversas formas: na miséria, nos desafios de ser mulher, nos conflitos.

Exibição: Donaléo

Autor(a)(es)(as): Marcos Antonio Monte Rocha (Fábrica de Imagens),Taiane Alves de Lima (Fábrica de Imagens)

Data de Realização: 2013

Local de Realização: Ceará

Duração: 14’25”

Resumo: Personagem de nome comum carrega consigo a interseção entre sua orientação sexual e o catolicismo herdado de costumes familiares e regionais. Entre sorrisos largos, Leonardo Morais da Silva, conta como foi assumir-se rezador, travesti e católico.

Exibição: Vida de mulher

Autor(a)(es)(as): Marlene Neves Strey (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

Data de Realização: 2012

Local de Realização: Rio Grande do Sul

Duração: 18 min.

Resumo: Através de depoimentos e entrevistas com mulheres de diferentes origens e formações acerca de temáticas relacionadas a questões de identidade e gênero, o documentário ilustra como se dá o processo de construção do feminino, considerando vetores que contribuem para as diferentes configurações do viver das mulheres brasileiras na atualidade.

Gaijin. Ama-Me Como Eu Sou (Tizuka Yamasaki, 130 minutos)

Exibição: Gaijin. Ama-Me Como Eu Sou (Tizuka Yamasaki, 130 minutos)

Autor(a)(es)(as): Filme convidado (Mostra Audiovisual)

Data de Realização: 1980

Local de Realização: Brasil

Duração: 130 min

Resumo: Em 1908, a jovem Titoe viaja do Japão para o Brasil com uma promessa: enriquecer e voltar em cinco anos. Mas a realidade é de poucas esperanças. Mesmo assim Titoe se adapta e seu espírito empreendedor marca a vida e o destino de suas descendentes: Shinobu, Maria e Yoko. A primeira, ao contrário da mãe, Titoe, se agarra aos costumes japoneses e não aceita o casamento da filha, Maria, com Gabriel, um gaijin (estrangeiro). Este está prestes a fechar um grande negócio quando o confisco do governo Collor os deixa na miséria. Shinobu decide então ajudar a família da filha fazendo o caminho contrário e segue para o Japão. Sem alternativa de sobrevivência, Gabriel vai atrás. Mas, em 1995, quando a cidade de Kobe é devastada por um terremoto, Gabriel é dado como desaparecido. Inconformada com a notícia, Yoko convence a mãe, Maria, a irem procurá-lo. As duas sofrem para se adaptar na terra em que pensavam ser sua, pois os japoneses as tratam como estrangeiras. Mas persistem, dispostas a recomeçar uma vida melhor e cumprir a promessa de Titoe.

19/09/2013 (Quinta-feira) - 9h às 12h - Auditório Henrique Fontes, CCE/B

Exibição: Lei de Identidade de Gênero

Autor(a)(es)(as): Mariana Edi Rocha Gonçalves de Oliveira (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro),María Julia Giménez (Universidade Nacional de La Plata)

Data de Realização: 09/05/2012

Local de Realização: Buenos Aires - Argentina

Duração: 6:22

Resumo: Este vídeo foi produzido com a finalidade de difundir essa conquista do povo argentino entre os movimentos LGBT e de diversidade sexual dos demais países do mundo, com o objetivo de levar o debate do respeito à identidade de gênero autopercebida e incentivar processos de luta. Todas as imagens foram gravadas durante o ato relizado em frente ao Congresso Nacional Argentino no dia 9 de maio de 2012, data da votação/aprovação da lei de identidade de gênero.

Exibição: Leila: Fragmentos de uma História

Autor(a)(es)(as): Jéssica Santos Romero (Universidade Federal de Ouro Preto)

Data de Realização: 2012

Local de Realização: Mariana - MG

Duração: 8'45

Resumo: Leila: Fragmentos de uma História é um documentário ficcional que conta a história de Leila de Fátima, mulher que sofreu violência doméstica por 24 anos em seu casamento. Mas com a chegada da Lei Maria da Penha,ela encontrou seu direito de viver sem a violência e se libertou daquela situação.

Exibição: Maria, Maria

Autor(a)(es)(as): Fernando Francisco Antunes (Cabelo Duro Produções)

Data de Realização: 2012

Local de Realização: São Paulo

Duração: 10 minutos

Resumo: "Maria, Maria" retrata, através do depoimento de participantes, a atuação do projeto de educação popular "Maria Maria". O Projeto atua na formação, através de um curso de um ano de duração, de mulheres ligadas à rede de atendimento à mulher vítima de violência doméstica, bem como de mulheres ligadas a movimentos sociais, instruindo-as sobre a Lei Maria da Penha, seus instrumentos, seu alcance e suas limitações, buscando difundir o conhecimento sobre os direitos da mulher no Brasil.

Exibição: Mulheres da Terra

Autor(a)(es)(as): Marcia Paraiso (Plural Filmes)

Data de Realização: julho, 2010

Local de Realização: Santa Catarina

Duração: 16 min

Resumo: As sementes crioulas e o feminino da terra na voz de mulheres do Movimento de Mulheres Camponesas do oeste do estado de Santa Catarina.

Exibição: O Amor que não ousa dizer seu nome

Autor(a)(es)(as): Bárbara Roma Fadil (Nenhuma)

Data de Realização: Janeiro 2013

Local de Realização: São Carlos

Duração: 15min

Resumo: A partir do encontro entre Leila e Michela, elas buscam na solidão uma da outra o desejo que surge de um sentimento inesperado.

Exibição: Uma psicóloga desvelando a rua: Sociodrama Público Brasil Sem Homofobia

Autor(a)(es)(as): Sissi Malta Neves (Universidade de Passo Fundo)

Data de Realização: 2005

Local de Realização: Rio Grande do Sul

Duração: 35 min

Resumo: O vídeo mostra um Sociodrama Público realizado com os transeuntes do Parque Redenção, no Dia da Parada pela Livre Orientação Sexual, em Porto Alegre. Essa intervenção comunitária, desenvolveu-se em algumas cidades, desde 2004, visando a sensibilização para a violência sofrida pelos homossexuais, a conscientização da diversidade sexual, e o reconhecimento do sociodrama como eficaz metodologia de pesquisa-ação na luta pelos direitos humanos

19/09/2013 (Quinta-feira) - 14h às 17h30 - Auditório Henrique Fontes, CCE/B

Exibição: As Feministas do Cariri

Autor(a)(es)(as): Iayna Rabay Carvalho (Cunhà Coletivo Feminista)

Data de Realização: 06/10/2012

Local de Realização: Paraíba

Duração: 00:12:07

Resumo: O vídeo-documentário As feministas do Cariri, realizado como trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social, com habilitação em Radialismo, na Universidade Federal da Paraíba, apresenta a história de mulheres, trabalhadoras rurais, que mudaram a forma como vêm a vida e o mundo a sua volta depois da ação educativa e política desenvolvida pelas ongs feministas Cunhã Coletivo Feminista e Centro da Mulher 8 de Março.

Exibição: O Espelho de AnA

Autor(a)(es)(as): Jéssica Candal Sato (Universidade de São Paulo)

Data de Realização: 2012

Local de Realização: Curitiba-Paraná

Duração: 43min

Resumo: "O Espelho de AnA" relata a investigação da diretora-personagem a respeito da sua condição enquanto mulher. Através do espelhamento em pessoas íntimas, como a avó, mãe, marido, amigas e a filha de uma delas, sua própria identidade é ao mesmo tempo forjada e revelada.

Exibição: Onde o Tempo corre devagar

Autor(a)(es)(as): Marcos Antonio Monte Rocha (Fábrica de Imagens),Taiane Alves de Lima (Fábrica de Imagens)

Data de Realização: 2013

Local de Realização: Fortaleza/Ceará

Duração: 26’05”

Resumo: O documentário foi gravado no Presídio Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, localizado em Itaitinga, região metropolitana de Fortaleza - CE e traz a história de vida de quatro mulheres. À espera do amanhã, as internas passam um dia de cada vez. Gastam as horas agarradas em lembranças e saudades enquanto cozinham, lavam, costuram, estudam ou cuidam dos rebentos.

Exibição: Uma Lei para Todas

Autor(a)(es)(as): Ana Patricia Nassar (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

Data de Realização: Novembro de 2012

Local de Realização: Campo Grande MS

Duração: 9 minutos e 68 seg

Resumo: O documentário "Uma Lei para Todas" foi um dos cinco vencedores do Concurso de curtas inéditas sobre a Lei Maria da Penha promovido pela Procuradoria Especial da Mulher, em parceria com a TV Câmara. O vídeo levanta uma discussão em torno da dificuldade na aplicação da Lei Maria da Penha para as mulheres indígenas de Mato Grosso do Sul, frente à recusa do atendimento nas delegacias do Estado. O vídeo traz depoimentos de mulheres indígenas que denunciam a recusa de atendimento nas delegacias, além dos depoimentos de representantes da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) de Campo Grande, da Promotoria Estadual de Mato Grosso do Sul e da ex presidente da Funsat (Fundação Social do Trabalho de Campo Grande - MS).

Exibição: Violência obstétrica: a voz das brasileiras

Autor(a)(es)(as): Heloisa de Oliveira Salgado (Universidade de São Paulo)

Data de Realização: 2012

Local de Realização: São Paulo

Duração: 51min

Resumo: Mulheres brasileiras relatam, por meio de vídeos produzidos por elas próprias, as diversas violências (violência obstétrica) pelas quais passaram durante a assistência ao parto/nascimento de seus filhos. Inclui fotos com depoimentos dessas mulheres.

Unidos na Ira (Jim Hubbard, 93 minutos)

Exibição: Unidos na Ira (Jim Hubbard, 93 minutos)

Autor(a)(es)(as): Filme convidado (Mostra Audiovisual)

Data de Realização: 2012

Local de Realização: Nova Iorque

Duração: 93 min

Resumo: UNIDOS NA IRA: UMA HISTÓRIA DO “ACT UP” é um documentário longo sem paralelos que apresenta uma surpreendente matéria de arquivo, colocando a audiência em contato com os/as ativistas e com as criteriosas entrevistas do Projeto de História Oral do ACT UP (Coalisão da Aids para Desencadear Poder) a partir de uma perspectiva popular – como um pequeno grupo de homens e mulheres de todas as raças e classes se organizaram para mudar o mundo e salvar suas próprias vidas. O filme conduz o/a espectador/a pelo processo de planejamento e execução de algumas das mais entusiasmadas ações do grupo, como a Tomada de Controle da FDA (Food and Drug Administration), Pare a Igreja, e Dia de Desespero, com uma cronologia de muitas outras ações que forçaram o governo dos Estados Unidos e da mídia convencional a lidar com a crise da AIDS. UNIDOS NA IRA revela a complexa cultura de um grupo – reuniões, afinidades e abordagens de desobediência civil se misturam a uma profunda dor e à incrível energia do ACT UP. Antes do Occupy Wall Street ou da Primavera Árabe, existiu o ACT UP.

A Reacionária do Pantanal (Tizuka Yamasaki, 25 minutos, 2012)

Exibição: A Reacionária do Pantanal (Tizuka Yamasaki, 25 minutos, 2012)

Autor(a)(es)(as): Filme convidado (Mostra Audiovisual)

Data de Realização: 2012

Local de Realização: Brasil

Duração: 25 min

Resumo: Gabriela (Sandy Leah) é uma garota moderna e dona de uma agência de viagens em Corumbá. Ela faz parte de uma familia muito unida: seus irmãos Gustavo (Danton Mello), Guiomar (Suzana Ribeiro) e Guilherme (Cadu Fávero), liderados pela mãe viuva Olinda, (Regina Braga). Apaixonada pelo namorado (Pedro Neschling), tudo é tranquilo na vida de Gabriela, até que ela é desestabilizada com a chegada de Noêmia (Xuxa Lopes). Olinda e Noêmia de declaram apaixonadas. Gabriela fica desnorteada e agressiva, sem aceitar a relação homossexual da mãe. Fernanda Paes Leme, no papel de Luiza (amiga de Gabriela), Jackson Antunes como futuro sogro e Guilherme Winter, interpretando Hugo, filho de Noêmia . As Brasileiras é uma série da televisão brasileira coproduzida pela Rede Globo e pela Lereby Produções, com direção de Tizuka Yamasaki e Cris Damato e direção geral de Daniel Filho. São 22 episódios, independentes entre si, cada um protagonizado por uma atriz. A série conta histórias de várias mulheres do Norte até o Sul do país.


Desenvolvido por Dype Soluções